O exame de mapeamento da retina é um exame complementar às consultas normais.

Neste exame, o fundo do olho e as estruturas são avaliadas.

O exame é feito com o oftalmoscópio indireto, auxiliado por uma lente que fica entre a lente e o aparelho, para diminuir o poder de refração da córnea. Isso significa que mesmo pessoas com catarata ou doenças de córnea, o exame pode ser realizado.

Quando o exame de mapeamento de Retina deve ser feito?

O mapeamento deve ser feito nos seguintes casos:

• Quando o paciente nota que há alternações internas no olho
  • Em pacientes com mais de 50 anos de idade, para avaliar alterações normais que aparecem com a idade
  • Quando mesmo utilizando óculos adequados ao paciente, ainda ocorre a baixa visão
  • Quando o paciente utiliza medicação que possa ser tóxica para a retina (pacientes com hipertensão, diabetes e doenças reumatológicas)
  • Periodicamente, em pacientes com míope.

Quem deve fazer o mapeamento de retina?

Pacientes que serão submetidos à procedimentos cirúrgicos no olho devem realizar o mapeamento, pois, além de diagnosticar doenças e acompanhar a evolução, o exame precoce também pode evitar a perda da visão por outras doenças já estabelecidas no paciente.

Orientações para o exame de mapeamento de retina

Para o dia do mapeamento, é necessário que o paciente vá acompanhado. Após o mapeamento, o paciente não deverá dirigir, pois a dilatação da pupila poderá embaçar a visão por um período de até 10 horas.

Solicite mais informações sobre este exame

Seu nome

Seu e-mail